Mulher olhando no microscópio

Residência Médica em Medicina Intensiva

Duração: 3 anos
Vagas Credenciadas: 2 vagas

A Residência Médica, instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. As instituições de saúde somente poderão oferecer programas de Residência Médica depois de credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Os programas de Residência Médica serão desenvolvidos com 80 a 90% da carga horária anual sob a forma de treinamento em serviço e destinando-se 10 a 20% para atividades teórico complementares. Deve se respeitar o máximo de 60 (sessenta) horas semanais, nelas incluídas um máximo de 24 (vinte quatro) horas de plantão. O médico residente fará jus a um dia de folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de repouso, por ano de atividade.

A Unidade de Tratamento Intensivo Adulto dispõe de vinte leitos de internação. Atendendo a população do Vale do Taquari e Rio Pardo, este é um centro especializado para o tratamento de pacientes em estado grave, que necessitam de acompanhamento 24 horas por dia. Devido aos modernos recursos técnicos e à qualificação da sua equipe de profissionais, esta unidade tem condições de enquadrar-se como Unidade de Nível II, segundo normatização do Ministério da Saúde.

O objetivo primordial é capacitação completa do profissional, formando lideranças nas diferentes áreas de atuação do intensivista atual. Tendo em vista a complexidade da especialidade, são designados também estágios em áreas específicas em outros hospitais do
Rio Grande do Sul.

Coordenador(a) do Programa:

Dra. Karoline Ariane Gunsch

Graduada em Medicina pelo Instituto Universitario de las Ciencias de la Salud Fundación H. A. Barceló e diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Bruno Born, especialista em Medicina Intensiva e Preceptora do PRM em Clínica Médica.

Currículo Lattes

Preceptores

Dr. Guilherme Chiari Cabral

Graduado em Medicina pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Especialista em Clínica Médica pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Especialista em Cardiologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Preceptor do PRM em Clínica Médica e do PRM em Medicina Intenisiva.

Currículo Lattes

Dr. Lucas Pereira Mallmann

Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Pós Graduado em Medicina Intensiva pela UNIREDENTOR, Título em Medicina Intensiva pela AMIB, Vice Coordenador da Comissão de Residência Médica e Coordenador do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e do Programa em Medicina Intensiva.

Currículo Lattes

Dr. Nelson Barbosa Franco Neto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Santa Maria, Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário de Santa Maria, Especialista em Medicina Intensiva pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e Preceptor do PRM em Clínica Médica.

Currículo Lattes

Dr. Guilherme de Campos Domingues

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Infectologia pelo Grupo Hospitalar Conceição, médico infectologista do Hospital Bruno Born atuando no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Preceptor do PRM em Medicina Intensiva.

Currículo Lattes

Dr. João Wilney Franco Filho

Dr. Sérgio de Macedo Marques

Residentes do Programa:

Fernanda Foschiera Mognol

Médica residente em Medicina Intensiva – R1

Freddy Andres Moreno Noriega

Médico residente em Medicina Intensiva – R1

Bruna Zagonel

Médica residente em Medicina Intensiva – R2

Morgana Pizzolatti Marins

Médica residente em Medicina Intensiva – R2

Carolina Giacomolli Polesi

Médica residente em Medicina Intensiva – R3

Deseja entrar em contato com a Cenepe?

Tempo de espera Atendimento 24h: 25 min