HBB dá início à busca por certificação internacional
Metodologia busca implantar série de processos de cuidado com foco centrado na pessoa
O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, deu início à preparação para a Certificação Planetree, uma conquista internacional que tem o objetivo de qualificar ainda mais a experiência do paciente e de seus familiares durante sua internação ou passagem por qualquer um dos serviços da instituição. Poucos hospitais do Brasil contam com o selo. O projeto é intermediado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, um dos principais do país.
Nos próximos meses serão implantados processos e ações com foco centrado na pessoa. Pacientes e seus familiares, além de colaboradores de todas as áreas do HBB e médicos, irão participar do processo através da criação de conselhos consultivos, que se reunirão para discutir as práticas e possíveis melhorias.
“A ideia é que pacientes e familiares sejam participantes do processo de internação, que acompanhem e saibam o que está sendo realizado e o que está acontecendo, podendo inclusive discutir aspectos relacionados ao tratamento”, explica Samanta Vanzin, coordenadora do Setor da Qualidade do HBB. “Queremos melhorar a experiência do paciente, tendo ele como centro do cuidado.”
A certificação irá reforçar e padronizar processos que já são realizados, com cuidados mais individualizados e atenção mais detalhada às individualidades de cada um. “Alinhado aos objetivos da Acreditação Ona, o Planetree tem um foco totalmente dedicado ao paciente e sua melhor experiência.”
Participam desta edição do Planetree hospitais de Goiás, Pará, Minas Gerais, Bahia, Ceará, São Paulo e do RS (além do HBB passa pelo processo, também, um hospital de Santo Ângelo). O processo de Certificação Planetree tem duração de 2 anos.