Setor atende adultos e crianças com transtornos diversos – de ansiedade a psiquiatria da infância
Problemas psiquiátricos podem ser tratados no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado. O setor oferece tratamentos especializados em transtorno de ansiedade, depressão, distúrbios do sono, transtorno de humor bipolar, psicogeriatria, psiquiatria da infância e adolescência com assistência dirigida a crianças, adolescentes e familiares.
Coordenador do ambulatório, o médico Bruno Lo Iacono Borba explica que a busca de um psiquiatra para tratar de problemas ainda é considerada um tabu. “O preconceito e o estigma em consultar profissionais atrasam diagnósticos, agravam sintomas e, em alguns casos, reduzem as chances de sucesso ou levam a tratamentos mais longos. A pessoa com sofrimento psíquico muitas vezes se torna incapaz para a vida social ou para o trabalho e, em casos graves – mas infelizmente recorrentes -, busca o suicídio.”
Segundo o profissional, a avaliação, diagnóstico e intervenções precoces podem permitir que as crianças e adolescentes desenvolvam ao máximo suas potencialidades e assegurem autonomia e adaptação com as dificuldades e limitações. “O tratamento psiquiátrico em qualquer faixa etária visa a redução do sofrimento, dos prejuízos e a melhora da qualidade de vida do paciente e da família.”
Para marcar avaliação ou buscar mais informações, faça contato através do telefone (051) 3714-7590.
Saiba mais:
As avaliações psiquiátricas podem ser úteis em crianças ou adolescentes com:
– Alterações do desenvolvimento;
– Sinais de autismo (dificuldades na interação, reciprocidade social e emocional; com- prometimento na linguagem e comunicação social; padrão de comportamentos, interesses e atividades restritos e estereotipados);
– Alterações de humor e irritabilidade
– Hiperatividade
– Dificuldade escolar e problemas de aprendizagem
– Medos, fobias e ansiedades
– Problemas de comportamento e conduta
– Isolamento social
– Distúrbios alimentares
– Desordens do sono
– Perturbações do controle esfincteriano
– Sintomas somáticos e queixas físicas inexplicáveis
– Envolvimento com substâncias psicoativas