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HBB RECEBE CERTIFICAÇÃO DE ACREDITAÇÃO NÍVEL 2
Hospital de Lajeado conquista certificação Nivel 2 que comprova qualidade no serviço e Gestão Integrada
Após meses de trabalho árduo, alterações de rotinas, melhorias em diversos setores e muitas avaliações, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, agora é Nível 2 em Acreditação Hospitalar. O presente de Natal para a equipe foi confirmado nesta semana. A certificação atesta que a instituição trabalha voltada à segurança em todos os processos organizacionais (exigência do Nível 1), com o acréscimo da interação e integração de processos entre as áreas – a exigência para que se alcance o Nível 2 é a existência de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada.
A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. Dos 345 hospitais do Estado, apenas 18 possuem a Acreditação da ONA – e o HBB passa a ser o sexto de um seleto grupo a conquistar o Nível 2. É o único hospital dos vales do Taquari e Rio Pardo a contar com a certificação.
“Já possuíamos muito das rotinas e práticas que contemplavam o nível 2. Então percebemos que a grande mudança ocorreu nas pessoas, com o engajamento, a busca constante por realizar o seu trabalho da melhor forma possível”, analisa Samanta Vanzin, coordenadora do Setor da Qualidade da instituição. “Os colaboradores passaram a ter um olhar mais crítico sobre as atividades, e a verificar pontos de melhoria, a trabalhar na diminuição de falhas e a analisar situações de risco que muitas vezes são inerentes ao processo do cuidado.”
Durante a auditoria nenhum setor do hospital deixou de ser visitado. O Manual da Organização Nacional da Acreditação (ONA) prevê a avaliação de 35 subseções de serviços disponibilizados pela instituição: o HBB passou por certificação em todas elas, o que demonstra a complexidade, a abrangência e a disponibilização de serviços à população.
“Um dos focos dos avaliadores foi verificar também o entrosamento entre as áreas, com o objetivo de garantir a continuidade do cuidado ao paciente onde quer que ele esteja.”
Comprometimento
Samanta afirma que o certificado demonstra o comprometimento da instituição com o cuidado da comunidade: os pacientes são os grandes beneficiados, uma vez que recebem um tratamento cada vez mais qualificado. “Com atendimento realizado por equipes preparadas, com rotinas e protocolos validados, analisados e em constante melhoria, há menos chance de pacientes sofrerem algum evento adverso. Condutas padronizadas e melhor orientação de pacientes e familiares contribuem de forma expressiva para a sua recuperação.”
Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel resume o sentimento de todos em uma palavra: “Alegria”. Ele enaltece o engajamento de todos os funcionários, colaboradores e corpo clínico, médicos, equipes terceirizadas e parceiros. “Todos compraram a ideia de que qualidade, segurança, gestão integrada para os pacientes são fundamentais.”
Para ele, receber o certificado em nível 2 demonstra a grande evolução nos processos e a interação entre setores – em especial a forma de controle, acompanhamento e mensuração dos desfechos clínicos de pacientes atendidos no HBB.
Ele destaca ainda a importância da Unimed VTRP, que “plantou a semente da Segurança do Paciente através do Projeto Qualificar, impulsionador do processo de Acreditação”. Ainda agradeceu parceiros como a EJRos Brasil pela consultoria prestada ao HBB durante este período, a Interact Solutions, pelo apoio através do sistema de gestão na organização e integração dos processos; a empresa Solis, pela disponibilização das ferramentas de TI que permitiram informatizar e automatizar processos; a empresa HorusBi, pela gestão dos indicadores financeiros, assistenciais e operacionais; e a Philips/Tasy, sistema de gestão hospitalar que disponibiliza ferramentas e informações da gestão assistencial, econômica, financeira e operacional.
Saiba mais
– A Organização Nacional de Acreditação (Ona) é a entidade responsável por emitir o documento que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
– Para alcançar o nível 2, é necessário cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
– O certificado é válido por dois anos.
As principais vantagens da certificação:
- Segurança para os pacientes e profissionais;
- Busca voluntária da qualidade;
- Educação dos profissionais;
- Maior qualidade da assistência;
- Processo de construção de equipe e melhoria contínua;
- Melhoria do gerenciamento da unidade.
- Exemplo para outros hospitais
Após a certificação, os avaliadores destacaram pontos fortes do HBB e que serão, inclusive, levados como exemplos a outros hospitais.
Entre eles estão:
– Sensação de pertencimento e engajamento dos colaboradores, gestores e direção;
– Parceria com a Univates, com desenvolvimento de diversas melhorias (estruturais e assistenciais);
– Programas voltados para os colaboradores da instituição, como o “Bom dia HBB” e “Programa Você faz a Diferença”;
– Programa “Mamãe HBB”, para gestantes atendidas na instituição;
– Banco de Oportunidades para recrutamento interno dos colaboradores;
– Programa “Nós cuidamos, Nós ensinamos”, com atuação junto a escolas da cidade;
– Centro de Reprodução Humana com estrutura e resultados diferenciados;
– Estrutura de Gestão Ambiental, com tratamento de 100% dos efluentes e prática para energia renovável dentro da instituição;
– Sala de Acolhimento do familiar nas Unidades de Terapia Intensiva, com educação quanto às práticas, os dispositivos e os pontos de atenção e contribuição no cuidado.
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