Pacientes e visitantes
Guia do Acompanhante
Acessos de entrada e de saída
O acesso dos acompanhantes e visitantes deve ser através da Central de Visitas, das 6h às 20h, tanto para entrada quanto para a saída. A entrada é pela Avenida Benjamin Constant, após este horário o acesso se dará pelo setor de Emergência, pelo endereço Rua Carlos von Koseritz. O uso do crachá fornecido é obrigatório durante a permanência no hospital.
Regras gerais
- Acompanhante: é toda pessoa responsável pelo paciente. A sua rotatividade não é recomendada.
- Necessário apresentação de documento com foto para acompanhantes e visitantes.
- A permanência mínima na instituição é de 3 horas, sendo permitido 3 trocas de acompanhante por dia, uma em cada turno.
- Não recomendamos que o acompanhamento dos pacientes ocorra por gestantes, idosos acima 65 anos, crianças, menores de 18 anos e pessoas imunodeprimidas.
- Visitante: é toda pessoa que realiza visita social ao paciente, recomendamos que a visita seja realizada no período das 6h às 20h. Se necessário outro horário a família deverá combinar com a equipe de enfermagem.
- Visitas de menores de 18 anos devem ser acompanhadas por um adulto responsável.
- O Hospital recomenda a permanência no quarto do paciente, evitando a circulação pelos corredores da instituição.
- A quantidade de visitantes permitidos varia de acordo com a acomodação e área de internação.
- O paciente internado tem autonomia quanto ao gerenciamento de suas visitas, bem como às liberações e restrições que achar pertinentes.
Nutrição
Alimentação do Acompanhante SUS
- Se o paciente tiver mais de 60 anos e menos de 12 anos de idade e/ou prescrição médica, o acompanhante tem direito ao café da manhã, almoço e jantar.
Alimentação do Acompanhante Convênio
- Será ofertado refeição conforme critérios do seu Plano de Saúde (Convênio). Mais esclarecimentos podem ser solicitados junto à Internação.
Regras de boa convivência para acompanhantes
- Favor respeitar o silêncio evitando conversas em tom de voz elevada e volume excessivo dos aparelhos de rádio e televisão.
- Em caso de dúvidas relacionadas aos equipamentos, soros e curativos procure a enfermagem para esclarecê-las. Esses equipamentos, quando manuseados por pessoas não preparadas, tornam-se risco de infecção e outros potenciais erros.
- Não sentar ou deitar no leito do paciente.
- O acompanhante deve ser restrito ao seu paciente, não entrar em outros quartos ou em contato com o paciente ao lado (se for o caso). Isso evita a transmissão de infecções. Se outro paciente necessitar de qualquer ajuda, entre em contato com alguém da equipe de enfermagem local.
- No caso de isolamento do paciente, respeitar a indicação seguindo as orientações fixadas na porta do quarto/leito. Isto é importante para evitar a transmissão da doença/micro-organismo para outros pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores da instituição.
- Caso haja a necessidade de utilização de algum alimento de origem externa, solicite a orientação do nutricionista, que verificará se este se enquadra às restrições da dieta prescrita, bem como esclarecerá você em relação aos cuidados importantes para a segurança alimentar e para evitar a contaminação no transporte desses alimentos. O cardápio é diferenciado de acordo com a dieta prescrita e pode sofrer alterações motivadas pela oferta de gêneros no mercado.
Serviços
Estacionamento
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 6h às 20h.
Rua Saldanha Marinho, 360.
Pagamento/Validação do Ticket
De segunda a sexta-feira o pagamento pode ser efetuado nos seguintes locais:
- Totem instalado junto à saída do estacionamento ( válido apenas para cartões Visa, Master, Amex, Cielo. Não é aceito dinheiro nem Banricompras. Para esses dirija-se ao Mezanino e Subsolos 1 e 2)
- Tesouraria junto ao prédio da Av. Benjamin Constant, 881
- Térreo e Mezanino junto ao prédio da Rua Júlio de Castilhos, 940
- Subsolo 1 – Atendimento 24 horas
- Aos sábados, domingos e feriados o pagamento deve ser efetuado no Caixa do Atendimento 24 horas ou no Totem junto à saída do estacionamento.
Lancheria Café dos Vales
Junto ao pátio está a lancheria que tem a disposição lanches e bebidas.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 7h às 22h.
Sábado: 7h às 19h.
Domingos e feriados: 8h às 19h.
Missa
Capela Católica localizada ao lado da Unidade de Internação H7.
- Horário Missa: Quinta-feira às 15h.
- Visita religiosa, de acordo com as crenças de cada família, deverá ser combinada com a equipe assistencial.
Informações gerais
- Evite trazer objetos de valor, como, por exemplo: joias e eletrônicos, pois o hospital não se responsabiliza pela guarda ou perda dos mesmos.
- Favor higienizar as mãos ao entrar e sair dos quartos, esta é uma medida básica e fundamental no controle de infecções hospitalares. Há disponível em todos os quartos dispensadores de solução alcoólica.
- São permitidas flores e plantas nos quartos desde que NÃO sejam em vasos com terra.
- Proibido o consumo de cigarro e seus derivados em ambiente hospitalar.
- Evitar fumar nos arredores do hospital, principalmente próximo às portas de acesso e janelas.
- Não é permitido o consumo de chimarrão, uso de cafeteira e jarra elétrica. Exceções avaliar com a equipe de enfermagem.
- Visita Pet: combinar com enfermeiro do setor.
- Caso você seja o responsável pela internação do paciente, e o mesmo não esteja em condições de solicitar informações sobre o prontuário, saiba que você pode pedir para a equipe informações. Questione, pergunte, não fique com dúvidas quanto às condutas para com o paciente. É de extrema importância que o acompanhante/familiar/cuidador compreendam o que está sendo realizado, pois o seu envolvimento e do paciente fazem toda a diferença no cuidado prestado.
- Sempre que possível utilize o quadro de cuidados próximo ao leito para saber sobre as metas do dia e se quiser deixar algum questionamento para a equipe.
- A equipe assistencial possivelmente irá lhe perguntar muitas vezes sobre a sua compreensão referente às orientações prestadas, caso o paciente não esteja em condições de responder. Será solicitado que seja repetido o que foi informado para garantir o entendimento correto das informações.
- Informe sempre a equipe se o paciente tem dificuldade com relação a comunicação, se faz uso de aparelho auditivo, se tem dificuldade de compreender a língua portuguesa ou qualquer outra necessidade especial que possa vir a ser uma barreira para o entendimento dos cuidados prestados. A instituição buscará disponibilizar algum profissional que consiga auxiliar conforme necessidade apresentada referente a sua linguagem.
- Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão durante a internação pode ser encaminhada ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 17h, ou ainda pelo e-mail sac@hbb.com.br, bem como acessando o QRcode disponível em diversos locais nas dependências do hospital. Todas as observações e sugestões são bem-vindas.