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  • 16/12/2019
  • HBB RECEBE CERTIFICAÇÃO DE ACREDITAÇÃO NÍVEL 2

    Hospital de Lajeado conquista certificação Nivel 2 que comprova qualidade no serviço e Gestão Integrada

    Após meses de trabalho árduo, alterações de rotinas, melhorias em diversos setores e muitas avaliações, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, agora é Nível 2 em Acreditação Hospitalar. O presente de Natal para a equipe foi confirmado nesta semana. A certificação atesta que a instituição trabalha voltada à segurança em todos os processos organizacionais (exigência do Nível 1), com o acréscimo da interação e integração de processos entre as áreas – a exigência para que se alcance o Nível 2 é a existência de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada.

    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. Dos 345 hospitais do Estado, apenas 18 possuem a Acreditação da ONA – e o HBB passa a ser o sexto de um seleto grupo a conquistar o Nível 2. É o único hospital dos vales do Taquari e Rio Pardo a contar com a certificação.

    “Já possuíamos muito das rotinas e práticas que contemplavam o nível 2. Então percebemos que a grande mudança ocorreu nas pessoas, com o engajamento, a busca constante por realizar o seu trabalho da melhor forma possível”, analisa Samanta Vanzin, coordenadora do Setor da Qualidade da instituição. “Os colaboradores passaram a ter um olhar mais crítico sobre as atividades, e a verificar pontos de melhoria, a trabalhar na diminuição de falhas e a analisar situações de risco que muitas vezes são inerentes ao processo do cuidado.”

    Durante a auditoria nenhum setor do hospital deixou de ser visitado. O Manual da Organização Nacional da Acreditação (ONA) prevê a avaliação de 35 subseções de serviços disponibilizados pela instituição: o HBB passou por certificação em todas elas, o que demonstra a complexidade, a abrangência e a disponibilização de serviços à população.

    “Um dos focos dos avaliadores foi verificar também o entrosamento entre as áreas, com o objetivo de garantir a continuidade do cuidado ao paciente onde quer que ele esteja.”

    Comprometimento

    Samanta afirma que o certificado demonstra o comprometimento da instituição com o cuidado da comunidade: os pacientes são os grandes beneficiados, uma vez que recebem um tratamento cada vez mais qualificado. “Com atendimento realizado por equipes preparadas, com rotinas e protocolos validados, analisados e em constante melhoria, há menos chance de pacientes sofrerem algum evento adverso. Condutas padronizadas e melhor orientação de pacientes e familiares contribuem de forma expressiva para a sua recuperação.”

    Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel resume o sentimento de todos em uma palavra: “Alegria”. Ele enaltece o engajamento de todos os funcionários, colaboradores e corpo clínico, médicos, equipes terceirizadas e parceiros. “Todos compraram a ideia de que qualidade, segurança, gestão integrada para os pacientes são fundamentais.”

    Para ele, receber o certificado em nível 2 demonstra a grande evolução nos processos e a interação entre setores – em especial a forma de controle, acompanhamento e mensuração dos desfechos clínicos de pacientes atendidos no HBB.

    Ele destaca ainda a importância da Unimed VTRP, que “plantou a semente da Segurança do Paciente através do Projeto Qualificar, impulsionador do processo de Acreditação”. Ainda agradeceu parceiros como a EJRos Brasil pela consultoria prestada ao HBB durante este período, a Interact Solutions, pelo apoio através do sistema de gestão na organização e integração dos processos; a empresa Solis, pela disponibilização das ferramentas de TI que permitiram informatizar e automatizar processos; a empresa HorusBi, pela gestão dos indicadores financeiros, assistenciais e operacionais; e a Philips/Tasy, sistema de gestão hospitalar que disponibiliza ferramentas e informações da gestão assistencial, econômica, financeira e operacional.

    Saiba mais

    – A Organização Nacional de Acreditação (Ona) é a entidade responsável por emitir o documento que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

    – Para alcançar o nível 2, é necessário cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

    – O certificado é válido por dois anos.

    As principais vantagens da certificação:

    • Segurança para os pacientes e profissionais;
    • Busca voluntária da qualidade;
    • Educação dos profissionais;
    • Maior qualidade da assistência;
    • Processo de construção de equipe e melhoria contínua;
    • Melhoria do gerenciamento da unidade.
    • Exemplo para outros hospitais

    Após a certificação, os avaliadores destacaram pontos fortes do HBB e que serão, inclusive, levados como exemplos a outros hospitais.

    Entre eles estão:

    – Sensação de pertencimento e engajamento dos colaboradores, gestores e direção;

    – Parceria com a Univates, com desenvolvimento de diversas melhorias (estruturais e assistenciais);

    – Programas voltados para os colaboradores da instituição, como o “Bom dia HBB” e “Programa Você faz a Diferença”;

    – Programa “Mamãe HBB”, para gestantes atendidas na instituição;

    – Banco de Oportunidades para recrutamento interno dos colaboradores;

    – Programa “Nós cuidamos, Nós ensinamos”, com atuação junto a escolas da cidade;

    – Centro de Reprodução Humana com estrutura e resultados diferenciados;

    – Estrutura de Gestão Ambiental, com tratamento de 100% dos efluentes e prática para energia renovável dentro da instituição;

    – Sala de Acolhimento do familiar nas Unidades de Terapia Intensiva, com educação quanto às práticas, os dispositivos e os pontos de atenção e contribuição no cuidado.

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