É possível manter l células reprodutivas masculinas (espermatozoides) e femininas (óvulos) em nitrogênio líquido, a temperatura de -196º C, por tempo indeterminado. Após o desenvolvimento da técnica de vitrificação, tornou-se possível oferecer um método mais confiável para a conservação desse material biológico, com baixa taxa de perda no momento do descongelamento.
A técnica é indicada em várias situações, dentre elas destacam-se:
Congelamento de espermatozoides em homens com doenças oncológicas ou que apresentam diminuição significativa na quantidade de espermatozoides em consecutivos espermogramas.
Armazenamento de algumas amostras de espermatozoides para homens que irão realizar processo de esterilização por vasectomia;
Criopreservação de óvulos em casos de doenças oncológicas em mulheres que estejam em idade reprodutiva (casos frequentes de câncer de mama e doenças hematológicas como linfomas e leucemias);
Casos de indicação “social”. Vem crescendo o número de de mulheres que se defrontam com o passar da idade e não possuem parceiro no momento ou o têm, porém não desejam ter filhos em um curto ou médio prazo.